terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mãe, o que procuras?

Mãe,O que procuras?
Sonhos?  Ilusões? Esperança?

Seu filho está perdido no mundo das drogas? Você já não sabe o que fazer? Suas noites são de sustos e seus dias de estresse?  Sua pressão está em alta e suas finanças está em baixa?  Você

Mãe, seu filho terá que buscar a sua própria ajuda, a sua própria saúde, a sua própria cura. Somente ele pode dar seus passos rumo à caminhada, você poderá simplesmente orientá-lo na direção certa, as passadas quem tem que dar é ele, e não você.


Co-dependência.
Você sabia que você também precisa de ajuda? Nós, mães de dependentes ou ex-dependentes químicos carregamos também a nossa própria cruz chamada “co-dependência”, e adoecemos mais que nossos filhos, porque eles ainda tem a “felicidade química”, e nós, o que temos?


Nós  temos as cicatrizes da droga.
Angústia, medo, tristeza, sobressaltos, insegurança, hipertensão, problemas cardíacos, medos, gastrites nervosas, depressão, males inexplicáveis, principalmente os males da mente, que marcam o corpo e a alma. Isto são as cicatrizes que a droga deixa em nossas vidas.

Sentimento de culpa.
Os sentimentos dessas mães são como feridas, dolorosas e frágeis, onde qualquer pressão se transforma em tensão, em auto-acusação, e principalmente em auto-flagelação, pois muitas vezes  se culpa pelos descaminhos do filho.
- Por que não percebi antes?
- Onde foi que errei?
- O que falta pra esse menino?


O destino final...
Existe o ex-usuário, o ex-dependente, até ex-amor...mas não há ex-mãe ou ex-pai, somente pessoas que amam e tentam segurar na mão do filho e guiá-lo de volta ao aconchego de seu amor.
Para a mãe de um dependente químico há sempre o medo do momento em que o  telefone irá tocar pra lhe dar uma fatídica notícia – Seu filho morreu.


A busca da paz.
Nós devemos constantemente buscar a nossa saúde mental, a nossa serenidade, a nossa paz. Podemos ter paz enquanto o filho é um “noiado”? Sim, podemos. Quando aprendermos a cortar  o cordão umbilical da dor e dos sobressaltos. E isto nós conseguiremos através da fé.


Nosso filhos a Deus pertence.
Sustos e tristezas sempre haverão, faz parte da nossa caminhada de mãe, porém não devemos nunca permitir que isto seja o centro das atenções nas nossas vidas.
Quando aprendermos realmente a ter nosso diálogo pessoal com Deus, nós aprenderemos a entregar nas mãos Dele o destino de nossos filhos.


Cuide-se...
Quando foi a última vez em que pintou o cabelo, manicurou as unhas, fez uma limpeza de pele, soltou aquela gargalhada gostosa?
Fez um passeio despreocupado ou até bateu um papo tranquilo com sua amiga?
Aliás, você ainda tem amiga?
 A vida é algo além das lágrimas, além da dor. A vida também é sorriso e esperança.


Poder Divino.
Mas como conciliar filho, dependência química e felicidade? Através da oração, do diálogo pessoal e intransferível com Deus, da sua força de vontade de superar essas barreiras, da confiança depositada no Homem Lá de Cima.
Para Deus, nada é impossível, mas você precisa acreditar nisto.



Bloqueio familiar.
O relacionamento familiar se deteriora pela falta de diálogo, comece a dialogar mais, trocar idéias, falar de coisas sérias e também de coisas sem importância.
Frases como.:
- Oi filho, como foi o seu dia? 
- Filho, você sabe que eu te amo? 
- Filho, você é muito importante para mim.  
- Marido, quer um chazinho?


Um lar de paz.
Esse diálogo serve para toda  a família, uma harmonia familiar te fará uma pessoa mais leve e mais feliz. Faça do seu lar o repouso do guerreiro, o ninho de paz, o centro da harmonia e não um confessionário de lamentações.
Isto você aprenderá aos poucos, com calma, mas com perseverança e vontade de mudar.


A reconquista.
 Esqueça aquelas atitudes de gritos, recriminações, acusações, isto você já viu que não funciona, então tente outra tática, a tática do amor.
Não dizem que somos o sexo frágil? Então vamos vencer pela fragilidade, pelo carinho, e quando perceberem, já os teremos reconquistado.

Seja uma boa companhia.
Não tenha medo de mudar, você mudando o filho irá até se surpreender, o seu marido (se ele ainda não levantou vôo, é claro) já não terá medo de voltar pra casa à noite e topar aquele “espantalho” de corpo e alma em que você se transformou, seus outros filhos já sentirão prazer em ficar na sua companhia.
Mude, e leve-os a mudar também.


A super-mulher.
Vale também lembrar que outros membros da família dependem de você, de sua atenção, de seu amor, seu cuidado, seus carinhos. Não “mate” os outros membros da família em detrimento de um só. Concilie atenção a todos, afinal, ser mãe é ser super-mulher, isto sim, não mudará nunca.


Irritabilidade.
Quando foi a última vez que você olhou pro seu marido e deu aquele sorriso maroto, mesmo que falte um dente?  Há um ditado que diz.: “Comeu a carne, agora é hora de roer os ossos”, então procure ser pelo menos um monte de ossos charmoso... Procure ter leveza na vida, e não poço de lamentações pra seus familiares. Ninguém gosta de conviver com porco-espinho.

Ame-se.
Você, mãe, deverá ser sempre  o pilar familiar, a força da harmonia, o direcionamento de luz no seu lar. A sua luz deverá sempre brilhar, para iluminar os caminhos de seus filhos e esposo.
Ame-se e cuide-se, e com isto estará ajudando a todos.

Não são as dificuldades financeiras que deverão ser os motivos de seus males, se família rica fosse solução pra tantos dependentes químicos, não haveria tantas famílias abastadas com filhos drogados, tantos “carrões” de luxo transportando os pais pra visitar os filhos na Fazenda da Esperança e tantas outras clínicas.


Banalização da droga.
O problema não está no dinheiro ou na falta dele, está na facilidade com que o traficante chega até seu filho, seu marido, seu irmão. O problema está na banalização da droga,  o jovem consumir droga hoje já é rotina, e ele se tornar um viciado, um dependente, é o pesadelo da conseqüência.


O que poderemos fazer.?
Inicialmente mudar nossas atitudes, pra criar forças pra enfrentar o inimigo, e o inimigo não é só a droga, é a rotina, a desesperança, a desarmonia familiar.
Arme-se de amor, de coragem, de perseverança, de fé, e venceremos primeiro nosso inimigo interior, que é nosso comodismo, depois o inimigo externo, que é a droga, e a nossa maior arma é a oração.


Viver em paz.
A cura não vem de imediato, é um processo de erros e acertos, onde  vai-se tecendo as conquistas, aprendendo dia-a-dia como ser sempre melhor, como sempre acertar mais. Acertar para resgatar o seu sossego e o seu filho.

Nunca sinta que está velha demais pra mudar ou pra aprender, a aprendizagem é para qualquer idade.
Aprenda a viver em paz!


Ter fé.
Através da fé você amplia suas forças. Nada do que foi abordado até agora valeria a pena se você não tiver fé. Para ter sonhos, ideais, objetivos, você tem que crer. Crer que pode, que merece, e principalmente crer que há um Ser Superior te fazendo superar todos os obstáculos que surgirem na sua vida.


Mãe,
hoje é o primeiro dia pra você começar uma nova caminhada, a caminhada em busca da paz.
Não basta orar sem fé, Deus não quer ouvir as suas palavras, Deus quer ouvir o seu coração pedindo paz.
Para uma longa caminhada, é também necessário dar o primeiro passo...


Onde buscar parceria.
A caminhada sozinha é difícil, cheia de tropeços. Procure fazer a sua caminhada com outras mães que se identifiquem com você.
Procure parceiras da fé nos Grupo Esperança Viva, Pastoral da Sobriedade, Amor Exigente ou tantos outros grupos similares. Aprenda e ensine com outras mães.
Sempre todas têm algo a partilhar que seja âncora para uma vida mais saudável.


Cantando...
E só assim... então...  você será feliz... Bem feliz...
X
X
X
Que Deus seja seu apoio nas lágrimas mas também seu amigo nas horas do riso...  O sorriso da vitória!!!

3 comentários:

  1. sou mae de um rapaz de 25 anos ele tem 3 filhos e eu ja nao sei oque fazer na minha vida ja nao durmo nem como nem tenho paz porque penso toda hora no k meu filho esta fazendo ele vende tudo de dentro da casa dele deixa os filhos sem tem case oque comer engana as pessoas ate rouba para usar a droga todos os dias eu ja fiz de tudo ja nao sei como e oque fazer estou morrendo pouco a pouco mi ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rose, meu filho também é usuário, um menino lindo e tinha tudo pra ser feliz, o que temos de fazer simplesmente orar a Deus e termos fé, não é fácil mas pense em vc e no seus netos eles precisam de vc e muito.

      Excluir
  2. depois que grampeei o celular de meu filho com o www.brunoespiao.com.br eu descobri que ele estava usando drogas, depois de muita conversa consegui reverter essa situação de desespero

    ResponderExcluir