quarta-feira, 13 de junho de 2012

Osteoporose.


Osteoporose

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas.

Osteoporose significa osso poroso, ou seja, é a descalcificação progressiva dos ossos que os tornam frágeis.

Os ossos crescem até os 20 anos, a partir daí, a densidade aumenta até os 35 anos e começa a perda de massa progressivamente.

O aparecimento da osteoporose está ligado aos níveis de estrógeno no organismo. O estrógeno – hormônio feminino (nos homens há em menor quantidade) – ajuda a manter  o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. 

As mulheres são as mais atingidas pela doença, uma  vez que, na menopausa, os níveis de estrógeno caem bruscamente. Com isso, os ossos passam a incorporar menos cálcio (fundamental  na formação do osso), tornando-se mais frágeis. Para cada quatro mulheres, somente um homem desenvolve esta patologia.

Os ossos se modificam ao longo da vida.  O organismo está constantemente fazendo e desfazendo ossos. Esse processo depende de vários fatores como genética, boa nutrição, bons níveis de hormônio e prática regular de exercícios.


Perguntas mais frequentes.

Quem não gosta de leite apresenta maior risco de ter osteoporose ?
Não. Uma das dicas de prevenção da doença é preocupar-se com a ingestão mínima de cálcio necessário para manter os ossos saudáveis. Produtos como.:  Verduras, laticínios e derivados, verduras de folhas escuras (brócolis, espinafre, couve) etc   são ricos em cálcio.

A osteoporose não tem cura e não pode ser tratada?
A osteoporose não tem cura mas pode ser estabilizada, com uma alimentação adequada, exercícios físicos e exposição ao sol por, em média, de 20 a 30 minutos diários, no horário até as 10 da manhã.

Quem tem osteoporose não pode praticar atividade física?
Pelo contrário. Praticar exercícios físicos é essencial. Nesse caso, os exercícios devem ter impacto mínimo. Caminhada é a atividade mais recomendada.

Devo me preocupar com a osteoporose somente após a menopausa?
Não. O nível de cálcio no organismo, de fato, é menor após a menopausa, mas a sua incidência não está ligada a esta fase. Sua prevenção deve ser uma preocupação ao longo da vida.

A osteoporose é uma doença feminina?
Mulheres tem mais osteoporose que os homens, pois tem ossos mais finos e mais leves e apresentam perda óssea importante durante a menopausa. No entanto, homens com deficiência alimentar de cálcio e vitaminas estão sujeitos à doença.

A osteoporose é hereditária?
Não significa que, se o histórico familiar é favorável à osteoporose, todos vão desenvolver a doença, mas deve-se tomar cuidado redobrado na prevenção da doença. A vitamina D é mais eficiente na absorção do cálcio em algumas pessoas do que em outras, e esta característica é hereditária.

Por que a osteoporose é denominada “doença silenciosa”?
Porque ela não causa nenhum sintoma. O diagnóstico para identificar  osteoporose é medir a densidade óssea com auxilio da Densitometria  Óssea, que é um exame rápido e indolor.

Quais os alimentos ricos em cálcio, mais indicados para prevenção da osteoporose?
- Leite e derivados como queijos e iogurtes,
- Verduras de folhas escuras, como brócolis, espinafre e couve.
- Carnes magras como frango sem pele.
- Sucos de frutas frescas.
- Peixes.

Quais os cuidados mais elementares?
- Exame oftalmológico regular.
- Exponha-se ao sol de forma moderada. Os raios ultravioleta sobre a pele  estimulam a produção de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo.
- Não fume e evite o consumo excessivo de álcool.

Qual a diferença entre Osteoporose e Osteopenia?
A osteoporose apresenta uma perda de massa óssea acima de 2,5 desvio de padrões de uma curva de normalidade e a osteopenia em grau preocupante porém menor que 2,5. Popularmente falando, é o primeiro estágio para a osteoporose.

 Osteoporose dói?
Não. Mas as fraturas sim.


Material pesquisado no Google.

Agente da Pastoral da Sobriedade
Participante do Grupo Esperança Viva
Agda

Nenhum comentário:

Postar um comentário