sábado, 11 de dezembro de 2010

O mal que sai da boca

O mal que sai da boca.

Palavras são ações sem retorno. Quando a palavra sai da boca não tem como apagar o seu efeito, é como o ácido que corrói, destrói, dependendo do que for dito, e ainda tem o efeito devastador da propagação.
Use este órgão tão importante (a língua) para ações construtivas. Tanto a fofoca quanto a agressividade verbal são danosas. Deixe a fofoca de lado, anule-a da sua vida, ou ela te anulará como uma pessoa altruísta.
A cada fofoca propagada é uma semente de maledicência plantada, se planta uma aqui e logo germina mais outra, mais outra, cada uma maior que a anterior. É onde entra um velho ditado popular que diz.: “Quem conta um conto aumenta um ponto”.
A fofoca é o espelho da inveja. Quando se fala mal de alguém, é tentando denegrir-lhe a imagem, rebaixá-la para subir sua própria. São escadas de degraus podres na vida, que a qualquer momento pode ruir e todos se machucarem, o ofensor e o ofendido.
 A agressividade verbal tem o efeito do chicote, que humilha e machuca. Ela pode conter verdades, mas verdades podem ser ditas de várias maneiras, sem ser necessário ferir ou machucar. Nem sempre as verdades “ditas na cara” tem efeito benéfico.
Ações verbais como.:
a)       “Seu incompetente, imprestável, inútil, não vê que está errado”?
Substitua esta expressão por outra mais amena, mais suave.
-  Vamos ver o que saiu errado e ver como se corrige? Tente novamente e você vai conseguir.
(Mostre o que você esperada da  outra pessoa. Às vezes nunca foi ensinado direito o que se espera que o outro faça, e ninguém tem bola de cristal para adivinhar. )

b)      “Cara, você está feio e acabado, heim?”
Substitua por.:
Você está um pouco diferente, o que ocorreu que provocou esta mudança?
(Com isto você se manifesta interessado sem ser desagradável)

c)       “Você só traz azar e tristeza na minha vida, maldito o dia em que te conheci” 
Substituição.:
Algo não está bem entre nós, vamos ver o que podemos melhorar para nosso relacionamento ser melhor ainda?
(Pois às vezes não é só você quem está triste e infeliz, o parceiro(a) deve estar se sentindo da mesma forma, só que por acomodação ou gentileza, não quer te ferir como você o(a) está ferindo).

d)      “Você nunca fez nada direito na vida, não é agora que vai fazer”.
 Com tanta falta de apoio, aí é que o parceiro(a) não vai procurar melhorar mesmo.
 Para quê? E para quem? Para você... que está menosprezando-a(o)?
Sugira algo diferente.
- Desta vez você vai conseguir, basta tentar com mais afinco, com mais determinação... tente e conseguirá...
(Uma estima elevada consegue extrair forças desconhecidas.)

Tudo são palavras que vão e não voltam, ferem o destinatário e azedam o emissor, e não acrescentam nada na vida de ambos, se forem ditas com menosprezo.
Porém podem semear paz e esperança, usando o mesmo  sentido só que com palavras diferentes, impulsionando  obterem resultados inesperados.
Deus deu o poder da palavra ao homem para que ele possa usá-la de forma correta e construtiva. Você não vê o jumento, o cachorro, o jacaré, a cobra, nenhum animal falando. Só o homem, então, porque usar este privilégio divino para fazer merda?
Porque não usar esse poder que cabe a cada um de nós para semear palavras construtivas, amenas, suaves?
Quem aprende a usar uma ferramenta simples chamada “diálogo” consegue maior resultado que aquele que não permite esta ação em sua vida. No diálogo você desfaz mal entendidos, lança suas idéias, esclarece dúvidas, ameniza mal-estar, e ainda enriquece sua vida com informações e conhecimentos.
Procure sempre ser otimista, sem ser visionário. Seja um otimista dentro da sua realidade, espere sempre o melhor de tudo, procure ver sempre o lado bom das coisas e das pessoas, tudo na vida tem dois lados, o positivo e o negativo.  O positivo te eleva, o negativo te puxa pra baixo. Você, como pessoa, não nasceu para ser rato-de-esgoto, nasceu para elevar-se rumo a Deus, e esta elevação ocorre principalmente através do seu espírito, eleve-o com amor, carinho, simplicidade, honestidade, esperança e fé, e com isto estará dizendo.: Obrigado Senhor, por me fazer feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário