quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A felicidade é de graça


A felicidade é de graça.

No nosso mundo moderno a rotina normal é correr, se estressar, alcançar, superar... A isto nós denominamos  ¨Em busca da felicidade¨. Você sabia que, mesmo quietinha, você pode também achar a danada?

Como a felicidade é algo etéreo, sem cheiro, cor ou sabor,é difícil localizá-la, mas, quando localizada...  dá uma sensação tão boa!!! Mas a “ bichinha” gosta de brincar de esconde... esconde... e como não conhecemos a “fisionomia” dela, fica difícil até de botar um detetive atrás pra descobrir seu paradeiro.

Mas, quem disse que temos que procurá-la? Nós é que temos que ir a ela, ou ela é que virá a nós? Acredito que a melhor forma de ser feliz é purificar nosso interior.: Com boas ações, bons pensamentos, credibilidade em Deus, manter a paz espiritual.

A primeira vez que experimentei “Leite Moça”, a mais de 40 anos atrás, eu defini “felicidade” quando eu pudesse ter quantas latas de leite condensado moça eu pudesse comprar, o mesmo acontecendo com um famoso chocolate redondinho chamado “Sonho de Valsa”. Foram duas grandes paixões na minha infância.

Eu era muito pobre, éramos lavandeiras. Naquele tempo,  nas classes menos favorecidas, não existia o luxo de água encanada, então pegávamos as roupas sujas nas residências e levávamos para o riacho para lavarmos, e logicamente, não era próximo. Andávamos com aquelas grandes trouxas na cabeça por longas distâncias.

Gás também era luxo, usado somente para fazer um chazinho de emergência à noite, pois deveria durar meses. Ao sairmos para nossa lida, deixávamos uma panela de ferro no fogo de “trempe” , com água, sal e fava.

Foi aí que tive uma nova percepção de felicidade. Nunca mais precisar comer fava com farinha pra matar a fome. E, à medida que fui crescendo, novas definições de felicidade foram surgindo..: Quando me casei, quando nasceram meus filhos, quando passei no vestibular, quando comprei  meu primeiro carro zero, quando me tornei empresária...  

Mas à medida que vamos envelhecendo temos duas opções.: Ou virar uma velha inteligente, ou virar uma velha “gagá”. Pra virar gagá é fácil, é só achar que a vida acabou... Pra virar uma velha inteligente é só se conscientizar que nunca é tarde para aprender, para fazer, para raciocinar,  para viver.  E para tudo isto o melhor caminho é a leitura, a pesquisa, os questionamentos.

Ao invés do “sim senhor” optar por “será isto mesmo?”  e continuar pesquisando e questionando, porque o maior saber não é a resposta pronta, é a busca pela resposta.

Mas, voltando ao assunto  “felicidade”,  é a “boa realização”, e não à “boa obtenção”. Obter é bom, comprar  também é bom, mas realizar é espetacular. Devemos sempre estar em constante mutação, para obtermos sensações diferentes. 

Felicidade é aquela sensação de mel quente nas veias. E quando isto ocorre? Quando uma grande paz te alcança, quando a leitura de um livro te transporta para um mundo mágico, quando você abraça a pessoa amada, quando teu filho te sorri e diz que te ama, quando você acorda, houve pássaros cantarem e você tem certeza que gostou de se encontrar naquele lugar e naquela hora.

Mas se você não está com a alma preparada para essas pequenas coisas, ela não te diz nada, e você perde mais uma chance de ser feliz.  
Hoje já não tenho carro, não sou mais empresária, não tenho uma linda mansão, não saio estourando o cartão de crédito, mas tenho uma grande paz e a certeza que continuo me filtrando pra ser uma pessoa melhor, e a consciência de que estou realmente vivendo, e não vegetando.

Já plantei uma árvore (mais de uma), já tive dois filhos, já escrevi um livro (Quando a semente germina),  já completei 50 anos (tenho 52) já tropecei, cai e levantei, e aprendi tanto com os tropeços quanto com a queda, e hoje sei que sou uma pessoa melhor porque reconheço que sou pequena, frágil, mas tenho um grande amigo que é Deus.  

Meu blog.:                    cicatrizesdadroga.blogspot.com
Meu e-mail.:                agdademetrio@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário