quarta-feira, 13 de junho de 2012

Efeitos Colaterais - Estresse



Efeitos Colaterais – Estresse.


O estresse não é uma doença, é o estado do organismo quando submetido à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas. Em excesso, isso pode prejudicar o organismo.

Estudos científicos indicam que as pessoas adoecem com mais freqüência quando estão estressadas. No caso de uma separação ou perda de emprego por exemplo, baixam as defesas de imunidade do indivíduo e ele pode, mais facilmente, contrair doenças.

Geralmente, os sintomas são um sinal de alerta para que a pessoa concentre sua energia para restabelecer o equilíbrio entre a mente e o corpo. Por esta razão, estar atento aos possíveis sintomas de estresse é uma atitude saudável e preventiva para todos aqueles que no atual contexto do mundo moderno estão sujeitos a situações estressantes.

Entre os principais sintomas do estresse, destacam-se:
Sinais de cansaço, tristeza, dor de cabeça, grande agitação, constantes crises de tensão e angústia; diminuição da produtividade, isolamento, mau humor, medo, sudorese intensa, irritação, incapacidade de domínio sobre as emoções, etc...
Em síntese, o estresse realmente existe e afeta sua vida, por isto fique atento aos sintomas, as reações orgânicas e psíquicas que anunciam problemas físicos e emocionais.

Como tudo isso acontece?
O córtex, camada externa do cérebro, tem a função importante de intervir na estrutura mais complexa do composto, nas sensibilidades que se passam externamente, na capacidade motora, no raciocínio, etc. Ele conduz as mensagens ao chamado sistema límbico que permite ao indivíduo adquirir compostos mais adaptados à sobrevivência da espécie.

Já o hipotálamo, feixe de células nervosas, tem como função não só integrar o sistema endócrino ao sistema nervoso autônomo, respondendo pelo estado de humor e regulação hormonal. Também é responsável pela manifestação das emoções e sentimentos.
Essas mudanças mostram-nos o processo de todo envolvimento psíquico e orgânico ocorrido no corpo.

Veja como o estresse atua sobre o corpo.
Cérebro
O cérebro possui uma família de substâncias conhecidas como opiáceos, responsável pela sensação de bem-estar. Produz também a serotonina, que faz o cérebro relaxar. Submetido ao estresse, o cérebro diminui a produção das duas. Devido a esta baixa produção desses hormônios, a pessoa torna-se irritável, tensa, e às vezes, insone.

Bruxismo
A pessoa estressada costuma ranger os dentes, o que pode desgastá-los e deslocar a mandíbula a ponto de pressionar os nervos da face. Isso produz zunidos nos ouvidos e até tonturas.

Perda de memória
As glândulas supra-renais fabricam adrenalina, que mantém o corpo alerta, e cortisol, que energiza os músculos. Com a elevação dos índices de estresse, há um excesso na produção de cortizol. Em excesso o cortizol reduz a resistência às infecções, que podem causar a morte de neurônios, envelhecimento cerebral e perda de memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário