quarta-feira, 13 de junho de 2012

Efeitos colaterais - Insônia


Efeitos colaterais  da droga na família

Insônia

Junto com a dependência química, efeitos colaterais contaminam a família, e são esses efeitos que temos que combatê-los, ou amenizá-los, para a sanidade de todos.
1)       Insônia
2)      Estresse
3)      Sentimento de culpa
4)       Depressão
5)      Hipertensão
6)      Baixa auto estima
7)      Queda da imunidade
8)      AVC


Insônia


A insônia é a variação do tempo de sono necessário e suficiente para cada indivíduo sentir-se bem e ter um bom desempenho no dia seguinte. Às vezes a insônia é um sintoma depressivo e cederá quando os sintomas da depressão findar.
A insônia é a dificuldade de adormecer ou de permanecer dormindo ao longo da noite, e afeta o humor, prejudica a capacidade de trabalho e atinge a saúde. Dormir mal é sinônimo de viver mal.

 Os médicos precisam traçar um perfil da insônia de cada paciente antes de indicar um tratamento, por isso fazem perguntas sobre o tempo de evolução do problema, para saber se é aguda ou crônica, a frequência dos sintomas, a causa e a intensidade para saber se é leve, moderada ou grave.

Um dos exames mais solicitados é a polissonografia, uma espécie de radiografia do sono. O paciente dorme no hospital monitorado por sensores para avaliar as fases do sono e se tem doenças que afetam o descanso.

Especialistas indicam uma nova receita para o tratamento da insônia, problema que atinge 20 milhões de pessoas no Brasil. Assistir à televisão, ficar no computador, ver o e-mail, andar pela casa ou rolar na cama e ficar à espera do sono… Estes são comportamento normais para quem sofre de insônia.

Identificar estes sinais e sintomas da insonia pode ajudar você a perceber o seu problema e a começar a resolver o problema de não conseguir dormir.

Depois de descobrir que sofre de insonias tem de tomar passos para resolver o problema.

Deve evitar começar a utilizar fármacos para conseguir dormir pois a sua dependência acontece com muita rapidez.


Roteiro para um Bom Sono

Existem vários passos que pode tomar para se livrar da insonia e ter um sono normal. Conheça algumas recomendações da terapia cognitivo comportamental.
Esta terapia contra a insonia ajuda as pessoas a resolverem o seu problema de uma forma natural e sem remédios.

Você pode melhorar o seu sono e fazer a insonia desaparecer com alguns hábitos, e sem medicamentos ou fármacos! Isso é possível fazer e ao mesmo tempo vai aumentar a sua qualidade de vida.


Aqui estão os passos para um bom sono:


Dicas para uma boa noite de sono.


1º.) Respirar profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, e relaxar cada parte do corpo até sentir-se muito pesado. 

2º.) Sentir seus membros inferiores e superiores, a começar pelas extremidades, e ir seguindo os membros, acompanhando toda sua extensão, lentamente.

3º.) Contagem de carneirinho. A necessidade de não perder a contagem numérica dos carneirinhos desvia o foco de atenção do problema que está causando a perda do sono.

4º.) Mentalização de belas imagens. A beleza da mentalização relaxa os músculos, trazendo serenidade ao corpo.

5º.) Chás naturais, para ingestão de forma tranquila, momentos antes de deitar.

6º.) Não se alimentar de comidas pesadas antes de dormir (Feijoada, vatapá, etc)

7º.) Nunca pensar que não pode dormir – isso reforça a sua insônia.

8º.) Anotar os afazeres do dia seguinte em agenda ou qualquer papel evitando assim pensar neles ao deitar-se.

9º.) Procurar deitar-se e levantar-se todos os dias no mesmo horário.

10º.) Fazer alongamentos, tencionar e flexionar os músculos várias vezes , assim com respirar profundamente antes de ir para a cama.

11º.) Se possível ouvir um pouco de música suave.

12º.) Tomar banho com água morna e se possível prover uma massagem de dormir.

13º.) Fazer exercícios com regularidade – nunca antes de dormir.

14º.) Ambiente sem ruído excessivo.

15º.) as condições do colchão e travesseiros e a influência do companheiro de cama

16º.)Nunca brigar com o sono, se não dormiu depois de no máximo 30 minutos, levantar-se e entreter-se com algum atividade calma como a leitura

17º.) Evitar o café após as 16:00hs e demais produtos estimulantes – excitantes.



Medicamentos para insônia

A recomendação é que os remédios para a insônia apresentem baixo risco de dependência e que sejam tirados aos poucos. Muitas pessoas tomam remédios para a insônia indevidamente e ficam dependentes passado algum tempo.
O problema da dependência de remédios e medicamentos para a insônia é que as doses dos medicamentos tem de ser aumentadas ao longo do tempo para ter o mesmo efeito  para o paciente conseguir adormecer. Assim o melhor é fazer um tratamento contra a insônia sem medicamentos ou remédios.
A insônia é um problema que lhe vai dar mais stress e diminuir a sua qualidade de vida e saúde, quanto mais rápido começar a tratar do problema, melhor é.







Atenção.
Dormir mal está relacionado a diabete tipo 2, altos níveis de estresse, ansiedade profunda,  entre outros males.

Durma
Pra começar, é preciso ter a consciência de que ter um dia equilibrado e produtivo começa com uma noite bem dormida. A falta de sono é uma das principais causas de irritação e estresse no dia a dia.


Durma de verdade
Algumas pessoas mesmo após dormir uma noite inteira, acordam cansadas e sem energia. Por que isso acontece? Simplesmente porque a qualidade do sono é mais importante do que a quantidade de sono. Nosso cérebro precisa de pelo menos 4 ciclos de 90 minutos para ficar completamente descansado. Cada ciclo vai do relaxar e conseguir chegar ao estado REM mais facilmente é procurar relaxar pelo menos uma hora antes de dormir.

Material pesquisado no Google.

Agente da Pastoral da Sobriedade
Participante do Grupo Esperança Viva
Agda

Nenhum comentário:

Postar um comentário