terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Paz na Pastoral da Sobriedade

Paz na Pastoral.

Os caminhos de Deus nem sempre são floridos, porém quando aprendemos a ver beleza nas pedras e perfume no silêncio, a filtrar o pó da dor e dele tirar a essência da vida, reaprendemos a viver sob outro prisma e renascemos para uma vida com mais substância e menos egoísmo, aí realmente aprendemos o significado da felicidade.


Houve um tempo em que meu filho só era feliz quando consumia drogas. Só era feliz naqueles instantes da ¨viagem¨, o restante do tempo ele variava entre a angústia, a depressão, a tristeza e principalmente a irritabilidade.

Eu, como mãe, pegava carona nesses estágios, só não embarcava na ¨viagem¨,  mas no restante eu era sócia majoritária, porque sofria por ele e por mim. Mas esta fase de minha vida não durou muito, porque eu não deixei que perpetuasse. Busquei ajuda, para mim e para meu filho, e esta ajuda veio, só que com uma condição.: Cada um era guia de sua própria vontade, cada um tinha o livre arbítrio de permanecer na busca da sanidade ou abandonar a caminhada. A caminhada pela vida.

Foram meses de conquista pessoal, cada um buscando forças interiores para, a cada dia melhorar, a cada dia permanecer sãos, a cada dia ser uma nova vitória conquistada. Os caminhos foram tensos, tristes, dolorosos, mas a esperança prevaleceu em busca da vitória, e esta vitória eu consegui na Pastoral da Sobriedade.

Os caminhos da Paz.

1º. Passo – Admitir

1º. Passo
Admitir

Admitir que é dependente.

Admitir é dizer a si próprio.: - Eu preciso de ajuda. Porém, no nosso mundo, geralmente encaramos este pedido de ajuda como uma demonstração de fraqueza, e não é chique ser fraco, não é legal mostrar fragilidade.
O mais difícil ainda é reconhecer que é dependente, e difícil ainda é simplesmente admitir que precisa de ajuda.
Na nossa sociedade a busca por novidades e emoções fortes é estar na moda, porém, quando a dependência faz parte da rotina já não se torna moda pedir ajuda.
A droga traz sensações inebriantes, e tudo que traz prazer ao corpo e ao cérebro o nosso consciente se recusa a abandonar, e é esse apego ao prazer que impede de reconhecer que precisa parar, e quando reconhece já não consegue parar.
O poder maior do ¨admitir¨ não é para o seu pai, a sua mãe ou ao seu irmão, sua esposa, é para si mesmo, pois não basta admitir para os outros, tem que admitir para si, pois você tem que libertar-se primeiramente de seus próprios vícios e vontades.



2º. Passo – Confiar


2º. Passo – Confiar.
Ao nascermos, confiamos inteiramente na nossa mãe, na adolescência costumamos confiar naquele(a) nosso(a) amigo do peito, é para ele(a) que confiamos nossos mais profundos segredos. O sentido do amor materno ou paterno já não é tão forte que quanto em  criança.
É neste estado volúvel que começa a enraizar o perigo, pois é nesta fase em que a curiosidade encontra-se aguçada, onde o desconhecido é um mundo desejado.
Quando começa a navegar na droga, e vem a dependência, e posteriormente a consciência que precisa parar, inicialmente o dependente procura apoio no amigo do peito do momento, porém esse amigo do peito é tão frágil e inexperiente quanto ele.
Até o dependente chegar ao ponto de pedir ajuda à pessoa mais indicada, geralmente sua família e posteriormente a um grupo de apoio, já chorou em muitos ¨ombros amigos¨, em muitos ¨amigos do peito¨, e, após tal caminhada, já acha que não tem jeito, que é um caso perdido.
Adolescentes e jovens costumam sempre serem dramáticos em seus julgamentos, vão de um extremo de sentimento a outro, porém somente quando chegam no seio da família e pede ajuda, e confia que nesse porto seguro não vai naufragar, é que começa a sua recuperação.
É nesta fase onde o dependente e a família, de mãos dadas, devem procurar ajuda em grupos de apoio e outras alternativas de solução,  tomando o cuidado de não permitir mais charlatões em suas vidas.


3º. Passo – Entregar

Pedro, c 5, 7-11: ¨Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, no Cristo Jesus, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.¨
Se entregar toda sua caminhada a favor de Deus, Ele te dará forças e te restabelecerá com toda amplitude, você superará todas as barreiras, elas não irão desaparecer, talvez até fiquem maiores, porque nem sempre os caminhos trilhados na fé são fáceis, mas o que irá diferenciar será a força que nascerá interiormente de você, que te auxiliará e iluminará teus caminhos para que as soluções surjam à medida que você vai caminhando.
A entrega terá que ser total, para que a força venha também total, não basta entregar-se somente na oração da manhã e no restante do dia esquecer sua condição de cristão, porque um colega te chamou de filho da.p... ou de ¨noiado¨ ou não te ajudou nos afazeres. Entregar também é renunciar. Renunciar àquilo que te dá prazer mas não te dá luz, dá alegria mas não te engrandece, te satisfaz no momento mas te dará angústia no futuro, e essas renuncias, no futuro, se tornarão frutos da fé, pois o que você renuncia hoje em nome de Deus será recompensado amanhã em nome da paz, em nome de sua paz e da paz de sua família, e no engrandecimento de seu espírito.
Não basta você dizer ¨Deus, me ajude¨, se você próprio não se ajuda, nós temos que ser oração e ação, não basta só orar, temos também que agir, e agir em nome do bem, em nome do respeito, em nome do amor, em nome da fé em Deus.
As boas atitudes podem ser através de pequenos gestos, de poucas palavras, mas demonstrando que há Deus em você.
Entregar é crer que está fazendo o certo, é crer na sua escolha, e não se sentir tolhido ou envergonhado, porque a vergonha da sua fé não deixa você completo, e se você não está completo não conseguirá se encher da recompensa de Deus, porque o vaso ainda está quebrado. Vaso velho e quebrado pode ser recuperado.



4º. Passo – Arrepender-se.

Arrepender não deve significar somente uma palavra que o vento levará seu som embora, deve ser sim a abertura de uma ferida que você expõe a Deus para que Ele a cure, com Seu amor e Sua profunda bondade.
Arrepender é soltar as amarras de seus pecados, deixá-los ir embora e não recair  nos mesmos erros.
Se você se arrepende e reincide, é porque não arrependeu-se verdadeiramente, está sendo um balão vazio, sem consistência, sem fé, sem recomeço.
Arrepender-se é remediar-se, e remediar é crescer e florescer. Somente com crescimento se eleva espiritualmente.
A semente terá que partir-se para brotar uma nova planta.

O crescimento espiritual se vive quando se reconhece onde errou e se determina a não errar mais, não devemos viver a vida inteira na mesmice monótona, temos que estarmos constantemente buscando nosso crescimento espiritual, e como crescermos se não somos solos férteis para o amor de Deus?
Onde a semente do Seu amor cai e o terreno é árido, não há frutificação, a semente não germina e o fruto não virá.
Deixe seu coração fértil do amor de Deus, nenhuma semente se perde quando o coração transborda de amor, amor de Deus, amor ao próximo, amor à família, e também amor a si mesmo.Somente se amando e amando ao próximo formar-se-á o adubo da Esperança, a força da paz.
E a paz é o objetivo final de toda família que busca uma Pastoral.



.
5º. Passo – Confessar.

Quando dizemos, Senhor, confesso meus pecados, nesta frase estão incluídos todos os 12 passos da nossa caminhada,pois representa todo um envolvimento pessoal.
Enquanto não nos libertarmos de nossos pecados, não conseguiremos ser libertados. A confissão é um sacramento de cura, de libertação, não existe estrutura humana perfeita, mas todas as vezes que confessamos, buscamos a perfeição, porque procuramos nos lavar de todo pecado, e a busca da perfeição  nos leva a um processo de cura.

Confessar é admitir nossas falhas, é  confiamos em Deus e em Jesus Cristo, que pode nos curar, mas para isto temos que realmente confiar, não basta somente esperar que Ele nos cure. É entregar-se totalmente, pois não pode haver entrega total sem confiança total.
 Confessar é confiar inicialmente e profundamente em Deus, porque você vai expor sua alma, suas falhas, sua dor, suas mágoas. Nem sempre sua alma está tão bonita para se mostrar, mas você precisa ter a coragem necessária para mostrá-la como ela é, sem maquiagem, para que ela possa ser purificada.
Confessar é arrepender-se. Como confessar se não se arrepender.? Como esperar a cura sem ter a certeza que realmente quer esta cura? Arrepender é reconhecer falhas e querer corrigir-se.  Confessar é entrar em uma cachoeira de águas puras  e banhar toda a sua alma e sair renovada para uma nova vida, para um renascimento para Deus onde buscamos forças para nos sentirmos forte apesar de toda adversidade.
Após confessar, você renasce para uma nova vida, passa a reparar e corrigir seus erros para com o próximo e para consigo mesmo. Você passa a professar a fé através de suas atitudes, de sua vivência, passa a orar , servir, celebrar e festejar esta sua nova vida.



6º. Passo – Renascer.


Querer é poder, a força da mente unida com a Fé em Jesus Cristo faz acontecer milagres. Para renascer não será necessário fatos extraordinários, fenomenais, basta deixar Jesus entrar no seu coração, para cada dia ser um renascimento, acordar pela manhã, sentir e dizer a si própria.: hoje eu sou uma pessoa nova, melhor que ontem, e amanhã serei melhor que hoje. Renascer é se filtrar das coisas más, é saborear o bem e deixar a bondade e o amor invadir sua vida.

            Renascer é viver cada dia como uma ocasião especial, é espanar menos e amar mais, é usar hoje aquele perfume especial, porque o nariz do meu colega de trabalho funciona tão bem quanto o dos meus amigos de festas, é usar aquele lindo vestido, porque eu tenho que ficar bonita primeiramente para mim, meu marido, meus filhos e meus amigos, depois para o restante do mundo. Eu só posso ser uma nova pessoa a partir do momento em que eu me amar incondicionalmente, transbordar de amor, e com isto inundar de amor o meu irmão.

Quem renasce não tem  um passado de pecados, quem renasce é porque já se arrependeu e foi perdoado através do sacramento da confissão. Já renasceu para uma nova vida espiritual. Senhor, renasço no Teu Espírito, para a sobriedade. O homem velho passou, eis que sou uma criatura nova. É nesta crença, é nesta fé, é neste renascimento que uma nova vida recomeça, e é necessário todo um envolvimento espiritual para aceitar, entender e viver esse renascimento, pois sempre estamos procurando carregar alguma casquinha daquele passado que teimamos em não largar. Abandone–se neste renascimento, mergulhe nas águas puras da fé e um novo horizonte se abrirá.





7º. Passo – Reparar

Reparar financeira e moralmente.

Se eu contraísse uma dívida, seria um acordo de ambas as partes, uma como credor, e outra como devedor, e, ao quitá-la, eu estaria pagando, e não reparando, portanto, reparar é mais que pagar, porque para reparar, antes houve um ferir, seja o ferir financeiramente ou moralmente a uma outra pessoa.


O reparar financeira eu não só desfalquei algo de alguém, como este desfalque foi sem autorização do outro, sem o seu consentimento, prejudicando-o de sua posse.
Reparar é corrigir ferimentos provocados de si a outros. Ferir é fácil, corrigir esses ferimentos é difícil, principalmente devido a cicatrizes que ficam.

O reparar moralmente é mais que um desfalque, é uma ferida nos sentimentos de outra pessoa, e, mesmo ao repará-las, ficam as marcas da dor.
Não é só o dependente químico que comete erros que necessite de reparação. Nós, também, como co-dependentes ou agentes de fé, também somos falhos e frágeis. A condição de mãe, pai, amigos, etc, não nos faz perfeitos e infalíveis, muito pelo contrário, nosso dia atribulado e angustiado nos faz cometer erros, machucar sentimentos de nossos entes queridos e Deus não nos isenta de reparação.
Temos que dar exemplo de amor e humildade ao reconhecermos também nossas falhas, a coragem de corrigi-las e a perseverança de não incorrer nas mesmas falhas, e o principal método é reconhecer Deus em nossas vidas, é ver luz nas trevas, beleza em pequenos gestos, fazendo de nossas palavras solidariedade e não uma espada de guerras que destrói pessoas e relacionamentos.
O poder da palavra tanto destrói como constrói.

8º. Passo – Professar a fé

Quando a pele sente a brisa do vento, os olhos captam a beleza sob a fuligem do mundo, o amargo é transformado em tempero da vida,  e todo seu corpo se embala no acalanto do amor que sobrepõe o ódio,  e você começa a ouvir os sussurros da paz, todos os seus cinco sentidos se juntam para, em comunhão, viver o sexto sentido, o sentido da alma, o sentido do espírito, o sentido de Deus. 

Professar a fé não é sair gritando aos quatro ventos que você vive A Palavra, é fazer com que a brisa suave mostre, através da sua vivência, o grande poder de Deus. O bom exemplo mostra mais que mil palavras. Palavras se vão, vivência se mostra e se exemplifica. Vivência é Deus no nosso cotidiano.



9º. Passo – Orar e Vigiar

Nós devemos orar não só para pedir, mas também para agradecer. A vida é composta também de alegrias e realizações, então por quê não agradecer?
Por quê não propagarmos a paz, amor, esperança? Nós recebemos o que doamos.

O oração forma uma corrente, um elo de fé. Ao rezar somente para si próprio é mostrar egoísmo. ¨Deus, me ajude a alcançar isto¨ , ¨Deus, me dê forças¨, ¨Jesus Cristo, me faça alcançar esta graça¨...

Saber ouvir as respostas de Deus é importante, pois nem sempre Ele nos dá o que pedimos, e sim o que precisamos. Ele sabe mais de nós do que nós mesmos, e quando Ele nos atende, e nós enxergamos isto, (mas é necessário enxergar) nós sentimos uma grande paz e uma grande força, por saber que Ele está sempre do nosso lado.
Há o tempo dos homens e o tempo de Deus.

A oração fortalece, ilumina, traz esperanças, faz acreditar que há vitórias nas batalhas contra as drogas. A vigilância contra as tentações traz o alerta para a alma, para que o inimigo não o pegue desprevenido. Não deixe sua mente fragilizada e vazia, para que pensamentos negativos não cheguem e lhe tirem a paz, seja através de uma depressão ou de falta de esperança ou confiança. Seu espírito forte trará forças à sua mente.



10. Passo Servir


Amar ao próximo como a ti mesmo. Amar não é somente dar “bom dia” ou “prazer em te ver”, é estender a mão e ajudar na caminhada, é segurar na mão e acalantar seu espírito na dor.
Doar amor, solidariedade, paciência e principalmente esperança. Esperança é algo que mais uma mãe precisa – Esperança da recuperação, esperança do renascimento, esperança de uma nova vida.
Todas essas dádivas vêm quando primeiramente damos, dar para receber. Grandes bênçãos recebi ao ter de volta meu filho, limpo, feliz, livre das drogas, e toda minha doação emocional é pouco no sentido de agradecer a Deus por mais este milagre na minha vida.



11. Passo – Celebrar.

Não importa qual igreja, o caminho para Deus é um só, o Deus é único. Nosso espírito deverá estar constantemente em sintonia com Deus para o reforço da fé, e esta sintonia não se adquire somente no quintal de casa, o Templo de Deus traz o hábito da oração, e este hábito se torna uma rotina de fé e paz.
Celebrar deverá ser sinônimo de alegria e de calma, o hábito da rotina deverá se tornar uma constante na vida, e quando reaprendemos a viver neste celebrando o Deus da Vida, viver se torna um cântico de felicidade.



Esta é mais uma declaração de amor à Pastoral da Sobriedade, onde me ensinou o significado das palavras.: Fé, Renascimento e Esperança.






12. Passo – Festejar.

A vida não é somente lágrimas e lamúrias. Nenhuma mulher deverá jamais fazer do seu lar um confessionário de lamentações, é também alegrias, prazer, sorrisos e bem-estar. Quando a alegria faz parte de sua rotina diária, quando a gargalhada é o som mais constante no seu lar, quando a palavra amor é vivida em continuidade, a vida se torna mais amena, e o caminho para a felicidade se torna mais largo. Pedras sempre haverão em qualquer caminhada, porém elas tanto podem estar lá para darmos topada ou para calçar o chão para amenizar as passadas da vida.

Festejar nunca deverá significar “mé”... “pinga”... “gole”... “trago”... ou qualquer outro nome que se dê. Festejar não deverá ser uma “passada para a cova”, ou o “pesadelo do amanhã”. Festejar deverá ser, primeiramente, alegria sadia e saudável, sobriedade e felicidade, e é possível ser feliz sem drogas, lícitas ou ilícitas.




Outras mães podem encontrar esta mesma sanidade em lugares variados, seja na Igreja, seja nos grupos de auto-ajuda, seja nos encontros de amigos, seja sozinha no seu encontro com Deus, o lugar e a forma não importa, o que importa é a paz interior que se conquista.


Esta é mais uma declaração de amor à Pastoral da Sobriedade, onde me ensinou o significado das palavras.: Fé, Renascimento e Esperança.

Um comentário:

  1. AJUDEM-ME!!!!!

    Pelo amor de Deus, preciso falar com alguem, necesito desabafar, desculpe-me pois isso nao é um comentário, olhem, meu nome é Willian Magalhaes da Silva, sou de Volta Redonda interior do Rio de Janeiro, e no dia 26 de fevereiro de 2011 eu terminei um relacionamento (namoro) de quase 2 anos, e entao me entreguei a COCAÍNA, e confesso que neste momento nao estou sóbriu, porfavor me adicionem no msn, mandem e-mail para mim, me dando forças pq eu naum estou agentando mais.......
    meu e-mail é

    will.maga@hotmail.com

    preciso de ajudaaaa!!!!!

    ResponderExcluir