quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cicatrizes da droga- Reaprendendo a viver

Cicatrizes da droga- Reaprendendo a viver




Mente saudável – Corpo quase saudável.



Por que corpo quase saudável?



Porque, quem enfrentou problemas como os nossos (pais e ex-dependentes químicos), houve feridas que, mesmo saradas, as cicatrizes ficaram, e as que ainda não sararam, as chagas permanecem abertas.





Cicatrizes dos pais.

Hipertensão, problemas cardíacos, medos, gastrites nervosas, depressão, males inexplicáveis, principalmente os males da mente, que marcam o corpo e a alma.



Cicatrizes dos ex.

Baixa imunidade, seqüelas sociais, depressão, medo, tristeza, sentimento de culpa ou ausência total de sentimentos, denominados vulgarmente de insensíveis, ou excesso de sentimentos, trazendo à tona sentimentos de culpa, angústias, baixa auto-estima, dúvidas com relação ao seu valor perante à família e à sociedade.



Chagas abertas.

Insegurança, medo, desespero, da mãe, do pai, do filho... Os sentimentos são como feridas, dolorosas e frágeis, onde qualquer pressão se transforma em tensão, em auto-acusação, em auto-flagelação, quer seja do lado de lá da tênue divisão entre ex-usuário ou do lado de cá, onde não há ex-mãe ou ex-pai, somente pessoas que amam e tentam segurar na mão do filho e guiá-lo de volta ao aconchego de seu amor.



Como reaprender a viver.



- Pensar positivo.

As palavras.: Eu consigo, eu posso, eu mereço, devem fazer parte da sua rotina diária, não importando de você é o pai, ou a mãe, ou o filho. A mente deverá ficar sempre aberta e positiva, para que possa absorver também coisas positivas.



- Ter esperanças.

Nada é impossível se houver esperança e fé. Acredite sempre. A esperança mantém corpo e mente em alerta, em alto astral, em sintonia com o bem estar.

Minha maior esperança – Que meu filho nunca recaia.



- Ter sonhos.

São os sonhos que tornam nossa vida mais suave e agradável. O que difere a esperança dos sonhos, é que a esperança é algo mais abstrato, mais interior, mais sentimentos, enquanto que os sonhos está mais ligado ao mateial, ao palpável.

Meu maior sonho – Terminar minha casa do sítio, com um lindo jardim em volta.



- Ter objetivos.

Suas metas são a mola propulsora de sua vida.

Meu maior objetivo – Fazer minha empresa ser auto-suficiente, se gerir somente com a gestão do quadro de funcionários, sem depender totalmente de mim, para que eu possa ter um pouco de tempo para minhas esperanças e meus sonhos.



- Ser perseverante.

Não desistir no primeiro não que receber. Muitas vitórias vieram depois de vários nãos. Grandes homens só se tornaram realmente grandes após alguns tombos, mas persistiram, lutaram e venceram. Façam boas leituras, procurem autores que lhes inspirem este sentimento de luta e perseverança. Um bom autor é Augusto Cury.



- Ser justo.

A injustiça traz revoltas. Se dois funcionários têm o mesmo cargo e um executa as funções muito melhor que o outro, é justo que um seja mais bonificado que o outro.



- Aprecie as pequenas coisas.

São nos pequenos atos que reside a maior fonte de paz. Você já dividiu uma manga com seu neto? Este pedacinho é seu, este é meu... Você já chegou na sua vizinha e lhe presenteou com uma linda manga que caiu da sua mangueira? Isto não te custou nada, mas pra ela pode representar um sopro de alegria.



- Saber doar.

Doar-se. Doar seu tempo. Doar sua simplicidade. Doar seu carinho, e não somente doar uma roupa ou um tênis usados.

Ex. A distribuição da sopa que os Ex do GEV ofertam todo mês no porto – é doar mais que alimentos, é doar amor, é doar você, da forma mais simplista possível, e o doador ganha mais que o beneficiado.



- Saber amar.

Amar é esquecer o egoísmo. A doação tem muito a ver com o amor. Amar é mais dar que receber, amar é muito mais saudável que odiar. O ódio deixa a vida amarga.



- Saber perdoar.

Perdoar é difícil, mas traz um grande alívio para as duas partes, porque elimina-se o fardo pesado do ódio, a barreira intransponível da amargura.



- Ser social, viver em comunidade.

Não somos um Robson Crosué, perdido e isolado numa ilha deserta. Temos vizinhos, amigos, colegas. Converse, troque idéias, figurinhas. Só não vire fofoqueira (o). Se nós somos uma coletividade, vamos fazer jus a isto, vamos aprender o sentido da partilha, não a partilha do açúcar ou farinha, mas a partilha de sentimentos (bons), e seguir os preceitos divinos, ¨amar o próximo¨, vamos freqüentar lugares saudáveis, como grupo de jovens, rodada de amigos, lembrando que há ¨amigos¨ e amigos, procure sempre aqueles que estão com ideais co-relacionados com os seus, não aqueles que te puxam de volta para o mundo das drogas.



- Ser receptivo.

Não se transforme num porco-espinho. Às vezes um conhecido quer conversar e você estando constantemente amuado não vai dar brecha pra um bom papo, e às vezes é esse papo que vai animar o seu dia, e salvar o dia dele. Se ajuda muito mais o próximo ouvindo que lhe oferecendo um cigarro.



- Respeitar seus próprios limites.

Enfrentar o medo é uma coisa, mas respeitar seus limites é cautela. E caldo verde e cautela nunca fizeram mal a ninguém. Saiba respeitar o seu maior inimigo (a droga), mantenha-se afastado, cada um no seu espaço, não a afronte, seu tempo de conluio com ela já se foi, e ela quase lhe destruiu e ainda lhe roubou bons anos de sua vida.



Ser humilde.

Todos somos iguais perante a Deus, e todos vamos morrer e transformar-nos em pó, então não viva como se tivesse o rei na barriga e sandálias de ouro nos pés, mas também não se deprecie, tenha seu próprio espaço na dignidade, e seja uma pessoa de bem.



- Ambiente alegre (luzes/flores).

Seu lar é o repouso do guerreiro. Deixe-o alegre, iluminado, ambiente ventilado, com flores sobre a mesa. Não deixe que sua casa adquira uma aparência fúnebre, abafado, bagunçado, descaracterizado. Deixe sua marca na sua casa, uma marca de amor, esperança, simplicidade. Isto não custa dinheiro, custa somente cuidado e amor.



- Abrir a mente para novas idéias.

Idéias novas na nossa vida nos faz sair da rotina, e nossa mente está apta a sempre aceitar idéias novas. Não se engesse somente a idéias antigas. Aceite o novo.



- Ter fé.

Através da fé você amplia suas forças. Nada do que foi abordado até agora valeria a pena se você não tiver fé. Para ter sonhos, ideais, objetivos, você tem que crer. Crer que pode, que merece, e principalmente crer que há um Ser Superior te fazendo superar todos os obstáculos que surgirem na sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário