sábado, 4 de setembro de 2010

Vencendo obstáculos.

Vencendo obstáculos.










Os problemas surgem na vida de cada um para que ele os supere, e se você estiver emocionalmente bem estruturado a batalha fica mais fácil. Se você for uma pessoa triste, amargurada, rancorosa, vingativa, tudo fica mais difícil.



Todos os obstáculos, se você quiser, você o vence. De duas maneiras.:

a) Se atracando com ele, com unhas e dentes, sem medir consequencias. Você o vence, mas fica sem unhas e dentes, pois você, na luta corporal, se rasga todo. Ex. Na desavença com sua vizinha que é uma fofoqueira incorrigível, você vai lá e enche ela de porrada e mostra que com você ninguém se mete a besta.

b) Ou contornando o problema. Chama a vizinha, dialoga, mostra com sensatez que ela está ¨equivocada¨ na opinião dela, se mostra uma pessoa com índole superior.



Os obstáculos não são uma maldição, são pontos para mostrar nossa força.

Como você pode se fortalecer? Através das provações. Ex. Um atleta saltador de obstáculos. Quanto mais ele salta, mais ele tem condicionamento físico para saltar mais alto.



Aprendendo com as provações.

Cada tropeço deve servir como lição, não como ponto de amargura. Há pessoas que têm tendência para ver só o lado ruim das coisas, e outras que tiram boas lições de vida dos problemas, e outras só vêem o lado negro de tudo. (Lei de Morf – Nada está tão ruim que não possa piorar. Se algo de ruim tiver que acontecer - Acontecerá). Se apegar a esta Lei de Morf é se apegar ao negativismo. E negativo atrai mais negativo. Seja uma pessoa positiva e esbanje positivismo. Sua áurea de luz trará sempre mais luz.





Tudo tem dois lados. Escolha o melhor, não o mais fácil.

- Perdeu o emprego? Provavelmente um melhor vai aparecer.

- A namorada foi embora? Uma pessoa melhor não vai aparecer na sua vida.

- Seu filho é um dependente químico? Um Deus bondoso vai surgir no seu caminho.

- Você se desiludiu? É porque estava na hora de criar novos objetivos.

- Sua noite foi longa e escura? Um imenso dia de luz você viverá amanhã.



Seja um ponte. Você recebe os benefícios da paz e os transmite a outros.



No livro ¨Códigos da Vida¨ há uma leitura muito significativa, intitulada ¨A magia dos girassóis¨ Ed. Soler.



¨Podemos sentir o vento como uma brisa refrescante ou como um furacão devastador. Depende do estado de espírito.

Nosso olhos são seletivos, nós enxergamos o que queremos ver e deixamos de ver o restante, também chamado de ponto cego.

Escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais vibrante das coisas, assim como um girassol escolhe sempre estar voltado para o sol.

Muitas pessoas vivem se queixando e facilitam a chegada da depressão e é muito fácil encontrar motivos para lamentos.

¨Estou de baixo astral porque está chovendo, porque tenho uma conta para pagar, porque não tenho exatamente o dinheiro ou aparência que eu gostaria de ter, porque ainda não fui valorizado, porque ainda não encontrei o amor de minha vida, porque a pessoa que quero não me quer, porque...¨

É fácil, muito fácil, pois é só querermos e o temos ali, bem pertinho, motivos de sobra para nos agarrarmos e justificarmos a situação.

É claro que existem momentos em que a gente não está bem. Faz parte da vida. Mas, mesmo nesses momentos, devemos buscar, de forma contínua, ter atitudes e iniciativas que possam ir de encontro às coisas boas.

Na natureza, existe uma flor que age dessa forma. O girassol.

O girassol se volta para o sol onde ele estiver. Mesmo que o sol esteja escondido pelas nuvens, lá está o girassol dando às costas à obscuridade das sombras e buscando, convicto e decidido, estar sempre de frente para o sol. É esse exemplo que precisamos perseguir, aprendendo a realçar e valorizar tudo de bom que recebemos da vida. Aprender a engrandecer pequenos gestos, positivos, e transformá-los em grandes acontecimentos.

Quando fazemos algo de bom, mesmo que seja a simplicidade de uma pequena ajuda ou de um elogio, coisas que nada custam, mas que geram felicidade para outras pessoas, são momentos de raro proveito que ficam gravados no coração.

O ser humano precisa de beleza. Não da beleza física, mas das coisas belas como um todo. E principalmente da beleza que reside no âmago dos gestos, das pessoas e que são captadas através dos nossos olhos.

Se tivermos a beleza dentro de nossos corações, ficará muito mais fácil reconhecê-la nos lugares, nas pessoas e nas coisas.

Ela é para nós uma referência, da mesma forma que sabemos distinguir o bem pela referência que temos do mal.

Para reconhecer a beleza, portanto, é preciso carregar um pouco dela consigo, dentro dos olhos, dentro do coração. Devemos ser como o girassol, que busca o sol, a vitalidade, a força e a beleza.

O cotidiano nos reserva diversos momentos de beleza, e é importante refletir sobre isso. Precisamos enxergá-los com os olhos do coração, para apreciá-los na plenitude.

Apreciar o amor profundo que alguém, em um determinado momento, dirige a você. Apreciar um sorriso luminoso de alegria. Apreciar uma palavra amiga, que vem soar reconfortante, reanimadora. Apreciar a festa dos animais, a alegria e o riso das crianças.

E quando ameaçarmos ficar de novo mal humorados, tristonhos, desanimados, revoltados, que a força do coração nos faça lembrar dos girassóis.

Que nos desvie do caminho equivocado, pois é um verdadeiro equívoco passar os dias sem ver a beleza da vida.¨



Por que não direcionarmos as nossas atitudes para sermos sempre como os girassóis e não como uma urtiga, que queima, machuca e provoca dor?

Nosso período de urtiga ficou para trás, naqueles momentos em que estávamos, ou buscávamos, nossos filhos nas bocas de fumo da vida, em que tentávamos resgatá-los das garras da droga, em que comprávamos de volta nossos bens materiais que estavam empenhados com os traficantes, objetos estes que nossos filhos transformavam em pó.

Hoje nossos dias devem ser cheios de luz, porque atravessamos a ponte da dor, hoje podemos olhar nossos filhos novamente e vê-los como filhos, não como recipientes de angústia e desilusão. Queridos pais, nós vencemos, e para continuarmos com nossa bandeira de vitória temos que sermos vigilantes sem sermos amargos, sermos cuidadosos sem sermos antipáticos, sermos felizes sem vendas nos olhos, colher nossos raios de sol após densas trevas que atravessamos.

Hoje eu olho meu filho nos olhos e digo-lhe.:

- Meu filho, seja bem vindo à vida.









Veja também neste blog.:

• Cicatrizes da droga.

• Um pequeno bate papo de uma mãe para outra mãe.

• Por que não recair nas drogas.

• Fé e oração para afastar a tentação.

• Bloqueio familiar.

• A importância da mãe na recuperação do filho.

• Ex-dependente. Você é especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário