quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Vida além do medo

Vida além do medo.

A vida da mãe de um dependente químico ou de um ex-dependente químico é semeada de medos, e, em muitas, são infestadas de medos.
A incidência dos medos são tantas e tão grandes, que elas deixam de viver a vida para viver o medo.
Medo que o filho recaia, medo que o filho morra assassinado ou de uma overdose, medo que ele consuma o primeiro gole, a primeira cheirada, a primeira picada, medo do preconceito da sociedade, medo de se afundar nas dívidas, medo que ele entre em depressão, medo de não ser a mãe ideal.
São tantos os medos que o sentido real do  ¨viver¨ se vai. São tantos os sobressaltos que a paz já não existe. São tantos fantasmas que você não vive, vegeta.
Mas pra tudo na vida existe um recomeço. Recomeço para seu filho  e para si. Recomeçar não é dar prosseguimento à vida velha, é reiniciar um novo ciclo.

1º. Passo.           Querer.
Queira reiniciar, queira mudar, deseje uma nova chance para si. Não queira  permanecer no limbo do medo.  O medo sufoca a vida, as iniciativas, os sonhos, as esperanças. Não tenha medo de abandonar o medo. Abandonar o medo não significa abandonar seu filho, significa dizer sim à vida, e você tendo uma vida saudável, terá  muito mais chances de ajudar seu filho, de segurar figurativamente sua mão e guiar seus passos para um plano mais firme e confiante.

2º. Passo.           Planejar.                                                                                                                                          
Planeje atividades novas. Não precisa ser a mais complexa. Caminhar 30 minutos por dia, ler um capítulo de um livro por noite, criar um cantinho na casa só seu, que tenha com a sua cara, a sua marca, faça um cursinho de reciclagem pelo SENAC, SEBRAE, etc, faça um planejamento de algo que sempre gostaria de fazer mas a rotina de vida nunca permitiu. Mas planeje coisas que serão possíveis de executar. Não planeje sonhos mirabolantes, para não cumprir e se desestimular.

3º. Passo.           Executar.
Execute o que planejou, passo a passo. E com o passar dos dias o que você às vezes achou difícil passa a ser um hábito gostoso. Muitas pessoas passam a vida somente planejando e nunca executando, planejar não é tudo, a vida não é constituída somente de planos e sim de realizações. É na execução, na ação propriamente dita que vem a sensação da tarefa realizada e dos objetivos alcançados.


4º. Passo.           Apreciar.
Aprecie suas realizações, seus hábitos, sua vida. Apreciar suas atividades é tornar sua vida mais saudável. Procure amar suas tarefas, procure executá-las de uma forma a ser agradável e não somente a ser mais uma carga na sua vida. Procure não levar sua vida somente no lava-passa—limpa-cozinha.  Se você criar rotinas novas, funções novas, seu dia-a-dia ficará mais ameno, mais leve, mais suave.  Você é uma mãe, não um burro de carga.

5º. Passo.           Reinventar.
Gostou de mudar? Reinvente novos sonhos, reinvente novas realizações, nossa mente e nosso corpo é adaptável à mudanças. Reinventar é rejuvenescer a alma, e uma alma jovem torna o corpo saudável, não importa se você está parecendo  uma  ¨pera¨,   uma ¨uvinha¨ ou um velho ¨maracujá¨, o que importa é ser uma pessoa cheia de sonhos e esperanças.

6º. Passo.           Se amar.
Se você não se ama, como os outros poderão amá-la? Conviver com uma pessoa depressiva é desgastante, não desgaste o companheiro ao seu lado, ele pode não ser o Leonardo Di Caprio, mas é o seu companheiro, torne a vida dele mais fácil, mais leve, sendo você mais leve consigo mesma. Mais agradável, mais cheirosa, não seja aquela mulher que só rescende a cebola e lágrimas.  A quanto tempo você não vai numa manicure, não tira a ¨farinha de trigo¨ dos seus cabelos, não dorme com uma camisola nova?  Abandone aquela camisetona velha  sem manga do com o nome do político, não passa um perfuminho pra dormir, não assiste a um filme romântico e suspira como uma menina de 15 anos? Sonhar não tem idade.
Deus nos deu a vida para V I V E R, não para morrer, e para viver, você tem que renascer, renascer em uma vida com esperança e paz.

Agda

Nenhum comentário:

Postar um comentário