quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Um pequeno bate-papo de uma mãe para outra mãe

Mãe, apesar de todas as adversidades da natureza, seu amor e sua fé te tornará uma guerreira vencedora.
 (Imagem google)


Um pequeno bate-papo de uma mãe para outra mãe




Acreditar na recuperação do filho.



Estamos falando em acreditar na recuperação, e não no filho, pois na fase aguda da dependência, acreditar no filho é muita ingenuidade, pois ele mente, dissimula, manipula e convence, tudo em nome do vício, mas nem por isto vamos deixar de acreditar que ele irá se recuperar, e batalhar por isto, pois a cura não vem sozinha.



Para se chegar à recuperação, um longo e doloroso caminho é percorrido, fases são vencidas e vitórias alcançadas, com tropeços aqui e acolá, vontade de torcer alguns pescoços, e também de se fingir de avestruz, enfiando a cabeça no chão para fugir dos problemas, para logo se encher novamente de esperanças e recomeçar na fé e no amor.



1ª. Fase.: Admitir que há um problema.

Quando a ¨bomba¨ estoura em casa, a primeira reação é a da negação, depois o desespero, depois o silêncio. A mãe procura esconder o problema do esposo, dos parentes, dos vizinhos, e às vezes até de si mesma.



2ª. Fase.: Não ter vergonha do filho.

Na sociedade em que vivemos ter um filho ¨noiado¨ é um grande estigma, o jovem é tachado de um ser inferior e a mãe se sente culpada e também não consegue encarar a sociedade tendo um problema deste em casa. Muitas vezes a mãe tem vergonha não é do filho, e sim do problema que ele carrega. Aceitar que ele está doente e que tem cura já é um grande passo, inclusive para a saúde emocional da mãe.



3ª. Fase.: Buscar ajuda nos lugares certos.

A recuperação não se acha na biqueira da casa, nem nos frascos de medicamentos. A cura vem através do amor, do trabalho e da oração, pois a fé e a força maior vem de Deus, somente Ele traz a força necessária para o dependente químico sair do fundo do poço. Existem muitas clínicas que propagam a cura em poucos meses, e aproveitam a fragilidade dos pais para ¨angariar¨ recursos para a obra, e o seu filho sai de lá fragilizado, inseguro, e sem a fé necessária para enfrentar o mundo fora da redoma da clínica. Mãe, procure uma instituição séria, não somente uma fuga da amarga realidade, na esperança vâ de curar seu filho, ou tirar ele de ¨circulação¨, do meio de outros dependentes químicos.



4ª. Fase.: Não manter ilusões, e sim batalhar por seus objetivos.

A recuperação não vem com um estalar de dedos, é um processo longo e cheio de angústias, lutas, desistências e resistências, até o cérebro se reorganizar para viver sem o uso de drogas e álcool. Pais e filhos têm que viver dentro da realidade da recuperação. Milagres existem, porém temos também que crer na nossa própria força e fé, para superar as adversidades, e fazer a nossa parte. Curar-se para passar a cura para seus filhos, através do amor, da perseverança, e também da vigilância. Um dos passos da Pastoral da Sobriedade é ¨Orar e Vigiar. Curar não é só deixar o filho na instituição e esperar que Deus e os outros o curem, é também procurar a sua saúde mental, e passar esta saúde para o filho.





5ª. Fase.: Manter sua espiritualidade em alta

Nossa matéria é fraca, e constantemente ela oscila, porém, quando a espiritualidade está forte, os pais e o dependente encontram forças sobrenaturais para superar angústias, medos e dúvidas, um apoiando o outro para, juntos pela união e fé, superar esta fase tempestiva. Quando se fala em espiritualidade, não quer dizer que todos devem estar na missa todos os dias, ou passar o dia rezando o terço. Espiritualidade é crer em Deus, e acreditar que tudo Ele pode, mas também temos que fazer a nossa parte.

Boas leituras ajudam a manter a paz de espírito. Há autores soberbos com livros que deixam sua mente repousar com saúde. Procure leituras que elevam sua alma.



6ª. Fase.: Curar a si, pais.

A cura do filho é independente da sua, Deus deu o livre arbítrio a todos, para que cada um escolha o seu próprio caminho. Ele não obriga ninguém a fazer o que não quer. Se o filho não quer se curar, não significa que os pais devam também adoecer e achar que a vida deles também acabou. Você sadio tem mais chances de ajudar seu filho do que com uma depressão. Cure-se.



7ª. Fase.: Apoiar e amar.

Não fique o dia inteiro criticando. Não é saudável para si ou para o dependente. Procure dialogar, mostrar que o ama e torce por ele. O excesso de crítica somente faz com que ele mais se afunde nas drogas para fugir da realidade, busca a ilusão da química ao invés da sua realidade. A própria sociedade já o critica, ele já carrega sua própria cruz da dependência, não aumente este peso. Ame mas saiba cortar o cordão umbilical, para que você também não se sufoque no desespero.



Um lembrete...

Para as próximas 24 horas.

Só por hoje, direi que estou de mal com a depressão, e se ela der as caras, aplicar-lhe-ei vinte bofetões de alegria.

Só por hoje, tomarei um porre de alegria!

Só por hoje, admitirei que toda mãe nasce feliz, depois cresce e esconde a felicidade para que não a roubem, só que daí esquece onde a colocou. Mas só por hoje lembrarei que está na minha mente.

Só por hoje, revelarei ao mundo que sou feliz e chamarei de absurda toda opinião contrária.

Só por hoje guardarei a seriedade no baú e deixarei que a criança interior brinque comigo o tempo todo.

Só por hoje, admitirei que ser feliz é tão simples quanto dizer que sou feliz.

Só por hoje, expulsarei a tristeza e hospedarei a alegria, o sorriso e o bom-humor.

Só por hoje, abrigarei a felicidade sob meu teto, vesti-la,ei com roupas do bem-estar, dar-lhe-ei a comida do sorriso, a bebida da alegria e a divertirei com conversas agradáveis e positivas.

Só por hoje, decidirei que sou definitivamente feliz... Só por hoje... E o hoje é cada novo dia de nossas vidas.



Sempre recomece, a cada novo amanhecer é um novo dia, que pode e deve ser sempre recomeçado com fé, esperança e amor.



Águida - Agente da Pastoral da Sobriedade, mãe de um ex-dependente químico e freqüentadora assídua do Grupo Esperança Viva, com muito orgulho e fé.
voce e seu filho nâo precisam terminar assim!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário