segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ex-dependente.: Você é especial.

Ex dependente - Você é especial.

Para os pais, você sempre será um menino. E um menino especial. 3% é ser muito especial. 


No congresso anti-drogas realizado pela Pastoral da Sobriedade em 29/06/09 fiquei chocada com as estatísticas apresentadas referente aos usuários álcool e outras drogas.



De 100% dos usuários de álcool e drogas, somente 10% se internam numa instituição de recuperação, por ser caro ou devido ao usuário não achar necessário, pois há muitos que tem o pensamento ¨quando eu quiser eu paro¨ .



Desses 10%, somente 7% concluem o tempo estipulado pela entidade, e dos que concluem, somente 3% não se tornam reincidentes, e para isto, terá que ter um projeto de vida sadio e servindo à comunidade.



O que vem a ser um projeto de vida sadio?



Viver em comunidade, ajudar o irmão, viver uma vida focada em Deus, agir de acordo com seu organismo múltiplo de matéria/espírito e acreditar que você pode, que você consegue, que você é uma pessoa feliz porque conseguiu superar todas as grandes barreiras de sua vida, e que, ao contrário de muitos outros, você conseguiu renascer para uma vida nova.



Se você faz parte desses 3% então você é uma pessoa muito especial, especial para Deus, para seus familiares e para você mesmo.



Você se tornou especial a partir do momento em que você teve coragem de admitir que precisava de ajuda, a partir do momento em que você reconheceu que era dependente e que sozinho não conseguiria deixar de ser um dependente e a partir do momento em que você acreditou que, com a ajuda de Deus e dos homens, você conseguiria superar a vontade de consumir drogas.



Você é mais especial do que aquele cara que nunca consumiu drogas, do que aquele que nunca se viciou no álcool, porque eles não tiveram que superar as barreiras que você superou.



Você é mais especial do que aquele cara certinho que todo domingo vai à missa, se confessa todo mês, porque ele é forte porque aprendeu que com Deus tudo pode, e você teve que buscar ânimo e força dentro de você mesmo, porque no momento em que você consumia droga você não acreditava no poder Divino, e mesmo assim você acreditou que conseguiria superar o seu vício.



Você é especial porque supera distâncias para chegar a um grupo de auto-ajuda em busca de solidariedade, esperança, luz e forças para permanecer ¨limpo¨, ¨de boa¨, em partilha com seus irmãos de caminhada.



Você é tão especial que renasceu das cinzas, no sentido exato, porque você, ao se inserir na droga, você já se destruiu totalmente, você já queimou sua vida, e, com sua força de vontade e o poder invisível de Deus, você renasceu, e renascer, nas atuais circunstâncias, é tão mais difícil que permanecer no lodo da vida.



E, mais ainda, você é especial porque você encara a sociedade, com toda a seqüela social, onde muitos carregam o preconceito para com um ex-dependente, achando que você vai carregar a sua TV ou seu tênis para vender e trocar por drogas.



E, finalmente, você é especial porque você próprio reconhece que é frágil, que precisa renascer a cada dia, a cada novo amanhecer é uma nova vitória conquistada, que mais uma noite se passou sem você sair correndo atrás de um fumo, um pó ou um gole, onde reconhece que a maior fonte de resistência ao mal você adquire no poder de Deus, onde a sua saúde emocional ocorre pela fé.



Portanto, você sendo esta pessoa tão especial, porque vai incorrer no risco da recaída? Vale a pena mudar seu conceito de ¨especial¨ para ¨recaído¨? Vale a pena perder conceitos e valores por pequenos momentos de prazer que a droga te oferece? Vale a pena readquirir todo estigma da sociedade? Vale a pena pertencer ao comum 97%? Não, não vale a pena, porque agora você reconhece valores, porque agora você é luz para muitos que ainda buscam chegar aonde você chegou. Você agora é exemplo de sucesso para muitos que ainda estão trilhando o começo desta caminhada, porque, se antes você era ¨mau-exemplo¨, agora você é exemplo de vida e superação.



Continue fazendo parte da estatística dos 3%, pois esta é a estatística da sua vida e das suas vitórias.
P A R A B É N S ! ! !









Veja também neste blog.:

• Cicatrizes da droga.

• Um pequeno bate papo de uma mãe para outra mãe.

• Por que não recair nas drogas.

• Fé e oração para afastar a tentação.

• Bloqueio familiar.

• A importância da mãe na recuperação do filho.









Nenhum comentário:

Postar um comentário